Gerald Gardner (1883 - 1964) sempre demonstrou interesse por vários campos de pesquisa, incluindo aí o oculto. Durante suas viagens pela Inglaterra, ele teve contato com várias Lojas Maçônicas, o que decididamente, foi o que o impulsionou primordialmente para o contato mais tarde com a Wicca. Ele também travou algum contato com o espiritualismo. Mas suas pesquisas sobre o Oculto começam depois da Segunda Guerra Mundial, quando ele volta para a Inglaterra. Logo após a sua volta, ele se inicia em grupo que se auto intitulava "Wica", no outono de 1939. Logo após este contato, ele começa a difundir largamente a Wicca.
A Tradição Gardneriana que tem 50 anos é uma das mais antigas Tradições desde o surgimento do Neo-Paganismo. Os bruxos iniciados nesta Tradição afirmam que alguns conhecimentos do Gardnerianismo remontam ao período mais antigo dos cultos pagãos. Esta Tradição é também a mais numerosa em pessoas, tendo iniciados por todo o mundo.
Um bruxo Gardneriano é aquele que foi iniciado por alguém com poder para isso e que vem descendendo de uma linha de iniciados pelo próprio Gardner. Os conhecimentos desta Tradição são protegidos pelo juramento do iniciado e não pode ser revelado para não iniciados. Os juramentos de amor e confiança presidem o coven gardneriano, que geralmente é comandado por uma Sacerdotisa e um Sacerdote. Os participantes geralmente trabalham vestidos de céu (nus) e seguem um lento curso de estudo, envolvendo prática mágica, juramentos de segredo, prática de rituais e etc. Há três etapas de iniciação pelo qual o iniciando precisa passar, para depois continuar a linhagem tradicional do coven. Apesar de todo o tradicionalismo, os covens são totalmente independentes entre si.
Fonte: www.fairylullaby.hpg.ig.com.br/