É o primeiro dos três festivais da colheita, homenageia o Deus Solar Lugh consorte da Deusa Dana, Lugh "morria" no primeiro momento em que se colhia os grãos, e era "enterrado" no momento em que se plantavam as sementes para a renascer nas próximas colheitas.
Os Nativos Norte-Americanos comemoravam nesse Sabat a Dança do Milho esse que era Sagrado para eles. Muitos outros Deuses eram reverenciados pelos antigos, como Thot, Netuno, Dagon todos esses tinham como mitos a morte e o renascimento, sendo mortos muitas vezes por suas Mães e Consortes, mas sempre tinham alguém uma delas para chorar sua morte, e cultivar assim sua falta, tudo é um ciclo eles se casam a Natureza se fertiliza, floresce, renasce, mas ao mesmo tempo ao haver colheita, esses frutos morrem (sacrificio do Deus) mas suas sementes serão novamente plantadas e renascerão para serem colhidos nos próximos festivais.
A Deusa nos fornece de seu Ventre a colheita dos Grãos e frutas, o Deus se funde aos Grãos e ao ser Sacrificado volta ao Útero Materno, mundo subterrâneo. É uma Sabat dos frutos colhidos, trabalhos recompensados, mas o Ar que ronda esse Sabat é de Luto, onde penamos o que teremos que abrir mão, para termos o que plantar para a próxima colheita, pois não é momento de Tristeza, pois guardamos a Esperança do renascimento do Deus no Yule.
A Vida se torna Morte, e a Morte se torna Vida, um mistério da criação.
As Deusas reverenciadas nesse Sabat são Ártemis, Bast, Ceres, Dana, Deméter, Gaia, Rhea, Deusas dos Animais Silvestres e dos Grãos, celebramos os resultados, e guardamos em nossos corações as esperanças daquilo que se não se alcançou, foi porque temos que trabalhar mais e redirecionar nossas energias.
Para nosos Rituais podemos usar simbolos das colheitas, como as "bonecas" confeccionadas por nós com palhas e espigas de milho, são as "Mães dos Grãos" ou "Corn Mothers", enfeitadas com fitas amarelas, laranjas, verde e marrons. As velas são laranjas, Douradas e verdes;Os incensos e essências são de Sândalo, louro, alecrim, flor de laranjeira. O Altar ainda pode ser decorado com frutas cítricas produtos da Terra (verduras, espigas)representações do Sol e animais Totênicos (leão, águia,Salmão, e galo), flores e sementes de girassol, objetos douradas, miniaturas de ferramentas usadas no cultivo ao solo.
Pensar e reavaliar aso conquistas , os frutos que você conseguiu colher e principalmente porque não colheu outros tantos, limpando o plano mental e físico, escolha as sementes que tentará plantar novamente e às que não forem ser usadas deixe para outros, deixe a terra limpa para as próximas culturas.
Que assim seja e assim será para p Bem de todos!