Samhain se pronuncia "souêin" é o mais conhecidos dos Sabats, é aquele que a mídia usa ao seu modo é o Halloween, para os Bruxos é a festa de Ano Novo, é o mergulho as profundesas , a morte no aguardo do renascimento. É o terceiro e último festival da colheita, tem como símbolo não somente a colheita dos cereais e frutos mas também a matança dos animais não mais reprodutores para servirem de alimento durante o inverno. O Samhain é o oposto de Beltane, é regido pela Deusa Anciã e pelo Deus da Morte. Vem no ar nesse dia o cheiro de lembranças, saudades,desapego, compreenção e mutação, temos que abandonar o velho, os maus hábitos, a linha divisória entre os mundos esta fina como nunca, um passo, um momento de concentração e você ultrapassará essa linha e abrirá o Portal, é o momento de nos comunicarmos com os que já partiram, trazemos ao nosso convívio momentaneo nossos entes queridos , ancestrais que já partiram para Summerland, é o momento também de perdirmos pelos anceões que ainda vivem em nosso mundo. Nos países Nórdicos e Celtas acreditavasse que nessa noite eramos visitados pelas Fadas Escuras, que assombravam as aldeias, assim para mante-las distantes faziasse lanternas como as Abóboras Luminosas, acendiamsse fogueiras e oferendas eram deixadas em Bosques para elas.
Na Tradição da Deusa, dedicamos nossos pensamentos principalmente a Grade Anciã detentora do Caldeirão, por muitos chamada de Cerridwen Deusa Celta da transmutação.
Em Samhain enquanto os portais entre os Mundos estão abertos devemos olhar o nosso lado Negro, consultar em nossas Bolas de critais, Tarôs, Runas cartas Xamânicas I Ching ou quaisquer formas Adivinhação para elucidarmos nossa Alma, esclarecermos nossos caminhos e deveres para com o Mundo e principalmente nossas forma de interagir com o Corpo da Deusa(Planeta e cosmo). No mito Grego Deméter vai ao Inframundo procurar por sua Filha Perséfone, é o momento de olharmos esse mito em nós mesmos, procurarmos inspirações e nos livrarmos dos "pesos" do passado que muitas vezes carregamos em nossos ombros. Encararmos nossas limitações e acabarmos com o mito de Muler-Maravilha e de Super -Homem, entendermso que somos seres Humanos simples e falhos em pleno processo de conhecimento e evolução.
Ritualizar o Samhain não é difícil , mas para mim é um dos sabats de maior concentração e detrenimento; Muitas Deusas são invocadas neste Sabat aqui estão algumas Hécate, Inanna, Ísis, Néftis, Morrigan, Scatach, Oyá, Holde, Perséfone entre muitas outras....Para fazer seu ritual pode usar velas pretas para a transmutação, e as laranjas para a iluminação, também podemos fazer algumas representações de teias simbolizando o destino as Mãos da Anciã finado o Futuro e principalmente o presente, serpentes,flores de crisântemos e calêndulas enfeintando o Altar, junto com folhas de Salgueiro, galhos e sementes de Carvalho, algumas frutas sagradas como Avelã e Romãs, Essências e Incensos de Sálvia,cedro,mirra .Pedras como ônix, Jaspe sangüineo Cristal esfumaçado. É importante ter fotos dos ancestrais ou algum tipo de simbolismo para que eles possam se indentificar com o momento junto com oferendas de Bolos ou Frutas e doces que depois devem ser oferecidos embaixo de ima àrvore. O Caldeirão é muito importante para esse dia nele você queimará os residuos, papéis ou resíduos negativos. Devesmos após a celebração repartir um bolo ou frutas, bebermos sidra ou chá preto com especiarias. Que nunca quebremos o círculo, sempre os desfaçamos com amor!
Que assim seja, para o bem de todos!